terça-feira, 29 de junho de 2010

O que faz uma agência de publicidade e propaganda?





Muitas pessoas me perguntam o que realmente faz uma agência de publicidade e propaganda então resolvi elaborar um post bacana e que possa ser útil para o pessoal que trabalha na área de publicidade e para curiosos tambem.

O que faz?

Pesquisa e estuda sobre o conceito, idéia, marca, produto ou serviço a divulgar; identifica e analisa pontos fortes e fracos dos seus públicos, mercado e concorrência; Planeja campanhas publicitárias com a criação de mensagens e peças, define a mídia com meios e veículos que assegurem a melhor cobertura do público-alvo e mercados objetivados, Executa campanhas, incluindo orçamento e produção das peças publicitárias, a compra, distribuição e controle da publicidade nos veículos contratados. (uuuuufa...)

Os principais tipos de Agência de publicidade e propaganda são:

PELNA: uma agência do tipo pelna possui profissionais preparados para trabalhar em praticamente todas as frentes na área da divulgação

BUREAU DE MÍDIA:
é uma agência que fica preocupada com uma fatia do processo de comunicação: a compra da mídia. O bureau de mídia nasceu da necessidade de se desvincular a criação da compra de anúncio.

BUREAU DE CRIAÇÃO OU ESTÚDIO:
Diferende dos bureaus de mídia, estão os de criação ou estúdios de criação, os quais se preocupam em realizar o planejamento de comunicação a partir da criação da campanha.

HOUSE:
Grandes organizações que possuem altas demandas de produção material e pouco tempo para processo de aprovação e correção normalmente optam por manter uma agencia HOUSE, isto é, uma agência de publicidade em casa.

EDITORA:
as empresas que trabalham com materiais especificos de divulgação, como fôlderes, panfletos, jornais e livros e que não prevêem a veiculação de peças na mídia podem ser enquadradas na classificação de editoras. uma das maiores vantagens deste modelo é que no brasil é estipulada uma aliquota menor de impostos a paga.

Setores de divisão de trabalho de uma agência.

ATENDIMENTO: é o responsavel pelo contato com o cliente e por todo o ônus que essa relação acarreta. Ele é o verdadeiro representante da agência. É dele a responsabilidade de construir junto ao cliente o briefing( o documento que contém todas as informações necessárias para a consecução da campanha publicitária).

PLANEJAMENTO:
ao pessoal de planejamento cabe o exercício da virtude da organização, da busca dos dados que faltam para planejar com segurança e da solução parcial do problemas do cliente. É a partir da organização dos dados e das infromações disponiveis que o pessoal do planejamento tem condições de propor à equipe de criação as estratégias e o caminho necessário para que se encontre a solução para o problema do cliente.

CRIAÇÃO:
muitas vezes, o departamento de criação é considerado a estrela de uma agência por possuir a aura da genialidade em torno do seu trabalho. A verdade é que a criação é a vitrine do trabalho de uma extensa equipe. O seu trabalho especifico necessita de virtudes especiais, muitas delas subestimadas ou renegadas a um segundo plano pela maioria dos outros profissionais. a missão da criação é captar a essência criativa do planejamento estratégico de comunicação que vai solucionar o problema do cliente.

MÍDIA:
faz a ligação da agência e as necessidades do cliente com os veiculos de comunicação. Seu papel é defender os interesses do cliente e negociar melhores valores de espaços e tempos, além de colocar sempre muito atento às oportunidades e às grandes programações, comparando pesquisas e maximizando os investimentos dos anunciates(clientes) na relação entre valores investidos e exposição dos podutos/ serviços/marcas.

ADMINISTRATIVO:
para que a engrenagem da agência funcione com perfeita sincronia, principalmente cumprindo prazos propostos pelo cliente e pelo atendimento, as funções de administração devem estar trabalhando em consonância com o restante da equipe em ritmo e eficiência. é o pessoal que cuida da saúde da empresa e dos processos internos, financeiros e cotidiano.(sua meta rpincipal é o lucro.)

espero ter ajudado e faço referência ao livro( muito bom por sinal) Publicidade e propaganda da agência à campanha de Nivea Canalli Bona editora IBPEX.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Vai Brasil!!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Damião Experiença-PRANETA LAMMA WTF

Nascido na Bahia, cidade Lauro de Freitas, distrito de Portão, perto de Salvador. Damião aos 13 anos foge de sua casa para escapar da brutalidade dos pais que batiam nele com cipó de cabo, e como clandestino viaja em um navio até o Rio de Janeiro. Vai morar na zona com as putas, descobre o mundo cedo; como passa fome, decide entrar para a marinha brasileira, para poder comer. Troca de emprego n vezes, aprende a ser homem na rua. Freqüenta puteiros e bordéis, decide morar com uma mulher numa casa de palafita, desertando portanto. Arrepende-se, após 15 dias volta para o quartel, pega 1 ano de cadeia, 1 mês de solitária. Sai transformado; ali ele conheceu o Planeta Lamma. Criador de um estilo único, atualmente com 34 discos gravados, muitas vezes confundido com mendigo de rua, outras como doidão e maluco.





sábado, 19 de junho de 2010

Levando o cachorrinho da esposa pra passear FAIL!!



Corre totó, corre...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

OS 13 MANDAMENTOS DE UM PUBLICITÁRIO



1 - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental;

2 - Não verás teu filho crescer;

3 - Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga;

4 - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais terás úlcera;

5 - A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o china in box;

6 - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrares cabelos;

7 - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que complete 5 anos de trabalho;

8 - Dormir será considerado período de folga, logo não dormirás;

9 - Trabalho será considerado seu assunto preferido, talvez o único;

10 - A máquina de café será sua melhor colega de trabalho;

11 - Terás sonhos com trabalho, e não é raro, resolverás problemas de trabalho neste período;

12 - Exibirás olheiras como troféus de guerra e por último, o pior...

13 - Inexplicavelmente gostarás de tudo isso!

domingo, 13 de junho de 2010

Harley-Davidson melhores comerciais

Em 1903 numa pacata cidade de um estado americano de Milwaukee, no Wisconsin, dois jovens, resolvem instalar um motor num quadro de bicicleta, com a intenção de se locomover mais rapidamente e mais comodamente nas subidas. Estes dois jovens se chamavam Arthur Davidson e William S. Harley e certamente não sabiam que acabavam de criar um dos meios de transportes mais utilizados do mundo e uma das marcas mais cobiçadas pelos amantes de motocicletas, a Harley-Davidson.