terça-feira, 29 de junho de 2010

O que faz uma agência de publicidade e propaganda?





Muitas pessoas me perguntam o que realmente faz uma agência de publicidade e propaganda então resolvi elaborar um post bacana e que possa ser útil para o pessoal que trabalha na área de publicidade e para curiosos tambem.

O que faz?

Pesquisa e estuda sobre o conceito, idéia, marca, produto ou serviço a divulgar; identifica e analisa pontos fortes e fracos dos seus públicos, mercado e concorrência; Planeja campanhas publicitárias com a criação de mensagens e peças, define a mídia com meios e veículos que assegurem a melhor cobertura do público-alvo e mercados objetivados, Executa campanhas, incluindo orçamento e produção das peças publicitárias, a compra, distribuição e controle da publicidade nos veículos contratados. (uuuuufa...)

Os principais tipos de Agência de publicidade e propaganda são:

PELNA: uma agência do tipo pelna possui profissionais preparados para trabalhar em praticamente todas as frentes na área da divulgação

BUREAU DE MÍDIA:
é uma agência que fica preocupada com uma fatia do processo de comunicação: a compra da mídia. O bureau de mídia nasceu da necessidade de se desvincular a criação da compra de anúncio.

BUREAU DE CRIAÇÃO OU ESTÚDIO:
Diferende dos bureaus de mídia, estão os de criação ou estúdios de criação, os quais se preocupam em realizar o planejamento de comunicação a partir da criação da campanha.

HOUSE:
Grandes organizações que possuem altas demandas de produção material e pouco tempo para processo de aprovação e correção normalmente optam por manter uma agencia HOUSE, isto é, uma agência de publicidade em casa.

EDITORA:
as empresas que trabalham com materiais especificos de divulgação, como fôlderes, panfletos, jornais e livros e que não prevêem a veiculação de peças na mídia podem ser enquadradas na classificação de editoras. uma das maiores vantagens deste modelo é que no brasil é estipulada uma aliquota menor de impostos a paga.

Setores de divisão de trabalho de uma agência.

ATENDIMENTO: é o responsavel pelo contato com o cliente e por todo o ônus que essa relação acarreta. Ele é o verdadeiro representante da agência. É dele a responsabilidade de construir junto ao cliente o briefing( o documento que contém todas as informações necessárias para a consecução da campanha publicitária).

PLANEJAMENTO:
ao pessoal de planejamento cabe o exercício da virtude da organização, da busca dos dados que faltam para planejar com segurança e da solução parcial do problemas do cliente. É a partir da organização dos dados e das infromações disponiveis que o pessoal do planejamento tem condições de propor à equipe de criação as estratégias e o caminho necessário para que se encontre a solução para o problema do cliente.

CRIAÇÃO:
muitas vezes, o departamento de criação é considerado a estrela de uma agência por possuir a aura da genialidade em torno do seu trabalho. A verdade é que a criação é a vitrine do trabalho de uma extensa equipe. O seu trabalho especifico necessita de virtudes especiais, muitas delas subestimadas ou renegadas a um segundo plano pela maioria dos outros profissionais. a missão da criação é captar a essência criativa do planejamento estratégico de comunicação que vai solucionar o problema do cliente.

MÍDIA:
faz a ligação da agência e as necessidades do cliente com os veiculos de comunicação. Seu papel é defender os interesses do cliente e negociar melhores valores de espaços e tempos, além de colocar sempre muito atento às oportunidades e às grandes programações, comparando pesquisas e maximizando os investimentos dos anunciates(clientes) na relação entre valores investidos e exposição dos podutos/ serviços/marcas.

ADMINISTRATIVO:
para que a engrenagem da agência funcione com perfeita sincronia, principalmente cumprindo prazos propostos pelo cliente e pelo atendimento, as funções de administração devem estar trabalhando em consonância com o restante da equipe em ritmo e eficiência. é o pessoal que cuida da saúde da empresa e dos processos internos, financeiros e cotidiano.(sua meta rpincipal é o lucro.)

espero ter ajudado e faço referência ao livro( muito bom por sinal) Publicidade e propaganda da agência à campanha de Nivea Canalli Bona editora IBPEX.

7 comentários:

  1. http://www.escolafocus.net/fotografia-profissional/

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  2. Trampo na criação...Uhulll ! \o/

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  3. Trabalho com criação, e sempre surgem coisas novas, tenho muito o que aprender...
    ... A melhor parte é ficar longe dos assuntos burocráticos.
    A pior... É o cliente =[

    ...Mas tudo tem um porém. Gosto do meu emprego^^

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  4. kkkkkkkkk realmente tem muitos clientes chatos, mas... não vivemos sem eles..kkkk

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  5. https://www.facebook.com/pages/Alt-3-Publicidade-Design/210921235679778

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  6. Parabéns pela postagem.
    Conheçam nossa Agencia de publicidade.
    Grande abraço a todos e obrigado.

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  7. Muito massa!
    O design do site da Agência de publicidade Aspas ficou muito bom!
    Parabéns!

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