sábado, 10 de julho de 2010

Registro de Propriedade Intelectual





Quem trabalha na criação de peças publicitárias sempre tem medo que seus trabalhos sejam roubados e que seus direitos de autoria sejam violados. Depois da criação o primeiro passo a ser tomado é o registro da obra, ele trará segurança e certamente vai previnir problemas.

Propriedade intelectual e a expressão genérica que pretende garantir a inventores ou responsáveis por qualquer produção do intelecto (seja nos domínios industrial, científico, literário e/ou artístico) o direito de auferir, ao menos por um determinado período de tempo, recompensa pela própria criação. Segundo definição da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), constituem propriedade intelectual as invenções, obras literárias e artísticas, símbolos, nomes, imagens, desenhos e modelos utilizados pelo comércio.

Para se registrar é simples é so entrar no portal da biblioteca nacional
http://www.bn.br clicar no menu lateral Serviços a Profissionais e logo em seguida Escritório de Direitos Autorais. O preço do registro fica em torno de R$20,00

Todas as obras a serem encaminhadas para registro deverão ser apresentadas em um exemplar legível, devidamente numerado e com cada página rubricada pelo(s) autor(es) requerente(s), e na forma encadernada para uma melhor conservação do mesmo, tendo em vista que tal cópia ficará armazenada na BN em definitivo. Logo, guarde sempre consigo, a obra original. Todos os pedidos de registro devem ser encaminhados anexos ao Formulário de Requerimento para Registro e/ou Averbação, preenchido em letra de forma com todo critério, datado e assinado conforme a assinatura da identidade do (a) requerente, (anexar sempre a cópia legível do CIC/RG dos autores requerentes). Remessa para o seguinte endereço: Rua da Imprensa, n. º 16 - 12.º andar - S.l. 1.205 - Castelo - Rio de Janeiro - RJ - CEP. 20030-120. A forma mais rápida e segura para a remessa do material é o SEDEX.


@NiltonGally

Nenhum comentário:

Postar um comentário